Blog do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis. Espaço de aplicação do Projeto de Intervenção didático-pedagógica / PDE da professora Ione Jussara Pastre, " O Blog nas Salas de Apoio: uma via auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, sob a orientação da prof ª. Drª. Beatriz Helena Dal Molin".

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Meu amigo Nietzsche !

 
"O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente". ( Mário Quintana)
 
A leitura é fonte inesgotável de conhecimento !
Você vai gostar do vídeo assista ! Dica do prof. André - Sociologia
 




 

PAULO FREIRE

 

 

“ Ensinar o povo a ver criticamente o mundo é sempre uma prática incômoda para os que fundam os seus poderes sobre a inocência dos explorados." ( Paulo Freire)

 
 

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

 (Paulo Freire)


"É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que num dado  momento a tua fala seja a tua prática”.( Paulo Freire)

 




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Paulo Leminski !



Paulo Leminski , poeta curitibano, escritor, tradutor, professor de história e redação, inventou seu jeito para escrever poesias fazendo trocadilhos e brincando com ditados populares tornando-se assim, reconhecido pelo seu talento. Paulo esteve situado na época do concretismo, onde expressou a radicalidade de valorização da palavra e na contracultura encontrou elementos de humor e questionamentos às mistificações . O poeta admirava a poesia concretista, deleite-se com alguns de seus registros:

“Não discuto com o destino o que pintar eu assino”
 
“Dura o diamante dentro da pedra dura. De agora em diante só o durante dura”.
 
 
“ A vocês, eu deixo o sono. O sonho não! Este eu mesmo carrego!”
 

“ Um bom poema leva anos,
cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto
uma eternidade,
eu e você, caminhando junto.”


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SEMANA PEDAGÓGICA - 2014


 

Presença brilhante da Direção, Equipe , Professores e Funcionários na Semana Pedagógica  do Colégio Horácio Ribeiro dos Reis. A todos Ótimo Ano Letivo de 2014 ! Sucesso !